REGULAMENTO CAMPEONATO GPCROSS
CROSS COUNTRY 2025

CATEGORIAS
Campeonato contará com 6 Categorias.
GP 1 : Motos 2t até 150cc. 4t até 250cc, GP 2: Motos 2t acima 151cc . 4t acima 251cc, GP 3: Motos nacionais força livre, GP 4: Pilotos acima de 40Anos completo, GP 5: Motos importada pilotos estreantes, GP 6: Motos nacionais pilotos estreantes, GP 7: Trilheiros;
CAMPEONATO GP DE CROSS COUNTRY.

REGULAMENTO COMPLEMENTAR
O Regulamento Complementar será confeccionado pela Direção de cada etapa e deve ser submetido à aprovação da direção da modalidade. Deve ser divulgado até 10 dias antes da competição e não pode conter normas que firam o Regulamento Geral do Campeonato. No regulamento complementar, deverá constar o nome do diretor de prova, membros do júri, tempo de prova e quilometragem, horário de largada da primeira bateria, horário de início e término de treinos no dia do evento, local de largada, fonte da hora oficial e outras informações julgadas de relevância que forem necessárias para o bom andamento do evento. O regulamento complementar da prova será publicado no site www.gpcross.com.br.


PARTICIPAÇÃO DOS PILOTOS

3.1 A participação no evento é liberada para pilotos devidamente Filiados a GPCROSS. O campeonato poderá permitir a participação de pilotos não filiados em 2025, porém será cobrado um valor adicional nestas inscrições. Para efeitos de pontuação somente pontuarão pilotos devidamente filiados em 2025.

3.2 As inscrições e afiliação devem ser feitas no site da GPCROSS, ou em local por ela determinado descrito no regulamento complementar.

3.3 Deverá constar na ficha de inscrição ou em anexo uma autorização (LGPD) sobre o uso do direito de imagem, dados pertinentes, fotos e filmagens produzidas durante a permanência do piloto no evento.

O valor da inscrição antecipada através do site www.gpcross.com.br fica limitado a R$ 130,00 (Cento e trinta reais), para pilotos filiados, e R$ 160,00 (Cento e sessenta Reais) para não filiados. No dia, a critério do organizador, poderá ser aumentado em R$ 50,00 (cinquenta reais), totalizando R$ 180,00 filiados ou R$ 210,00, para não filiados. Para inscrição em mais de uma categoria terá incremento de R$ 70,00.

No convite de cada etapa deverá conter a forma de pagamento, que será realizada pelo site da Gpcross ou indicação da organização através do Regulamento Complementar.


Os pilotos devem assinar um termo de responsabilidade ao entrar nas instalações e todos os formulários de registro exigidos assinados antes de serem autorizados a praticar ou correr.

Ao assinarem a ficha de inscrição os pilotos eximem a GPCROSS organizador, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venham a causar a terceiros e/ou a si próprios, antes, durante e após o desenrolar da competição, estando de acordo com este regulamento.


Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da GPCROSSO) firmado em conjunto com o seu responsável legal. As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório ou por meio digital.

– É dever de todos os pilotos nas competições se manterem no mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes e membros da organização e realização do evento antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente Regulamento e seus adendos, bem como as disposições do código brasileiro de desportos, código brasileiro de motociclismo e código nacional de trânsito. A documentação do piloto e da moto é de única e exclusiva responsabilidade do piloto. O não cumprimento desses será julgado pela direção de prova juntamente com o júri presente e poderá acarretar a desclassificação da prova e suspensão de provas organizadas pela GPCROSS por data determinada pelos membros do júri, sendo que prova desclassificada não pode ser descartada nem contar como prova andada.

REGRAS GERAIS

4.1 Não é permitido que nenhum espectador ande nas pistas;

4.2 Treinar no percurso da prova no dia do evento somente é permitido para pilotos já inscritos, antes que ela se inicie. O responsável pela liberação é o diretor de prova, pessoa essa que deve ter seu nome constado no regulamento complementar.

4.3 Os pilotos deverão trafegar em velocidade reduzida quando estiverem andando na área dos boxes, sob pena de desclassificação.

Uma ambulância com equipe médica presente durante todo o evento. Em caso de resgate durante o evento as provas ficam imobilizadas até o retorno dela.

– É expressamente proibido ao piloto andar em sentido contrário à prova, sob pena de desclassificação.


– Exceto em uma área designada para mecânicos, nenhum ajuste, reparo ou reabastecimento poderá ser feito na moto durante a corrida. Um piloto, no entanto, pode realizar esse trabalho em qualquer lugar do percurso sem assistência.

Um piloto cuja moto fique incapacitada antes de chegar à linha de chegada pode, sem assistência, empurrar ou carregar a moto (na direção da pista) através da linha de chegada para receber a bandeira quadriculada. A critério do árbitro, o piloto poderá ser instruído a deixar a pista no ponto de saída mais próximo, e será considerado como tendo concluído a prova, desde que tenha completado pelo menos 50% do número de voltas do vencedor.


Se um piloto parar por qualquer motivo durante uma prova, deverá reiniciar sem qualquer assistência externa. Porém, se um piloto cair, bloqueando o percurso e colocando outros pilotos em perigo, o piloto poderá receber ajuda ou ter sua motocicleta empurrada para fora do percurso.

– É proibido sair do percurso designado. O piloto deve fazer todos os esforços para permanecer no curso em todos os momentos. A penalidade para o corte de percurso para obter vantagem será a perda de posições finais ou uma desqualificação.


Um evento interrompido pelo árbitro após 50% da corrida ser completada pelo líder da corrida (arredondado para o número inteiro mais próximo de voltas completadas), a corrida será considerada completa e será pontuada a partir da última volta completada antes da bandeira vermelha ser exibida.

4.11 Bandeiras, deverão ser usadas as seguintes bandeiras com as respectivas intenções:
Quadriculada – Largada/ Chegada
Amarela – Perigo na Pista
Vermelha – Prova Interrompida

4.12 Os números serão fornecidos pela Organização.

4.13 Não serão utilizados os números da motocicleta, apenas os fornecidos pela organização.

4.14 O piloto é responsável por instalar e manter os números em boas condições de visualização.

4.15 Os pilotos que queiram competir nas categorias e Estreante devem seguir os seguintes critérios. Entende-se por estreante o piloto que não ficou entre os 3 primeiros de qualquer categoria de qualquer campeonato nos 2 anos anteriores.

4.16 A critério do diretor/organizador poderá haver outras categorias, sendo consideradas extra-campeonato. Essas categorias não poderão correr junto com as do campeonato e não somam pontuação.

4.17 O piloto, ao optar por uma categoria no Campeonato GPCROSS Cross Country, poderá trocar de classe no campeonato, perdendo os pontos da categoria de origem.

4.18 A ordem de largada e quais categorias largarão juntas segue o padrão do (5.3), porém poderá ser alterada a critério do diretor de prova ou em função do número de inscritos nas categorias.

4.19 – Quando houver menos de três corredores por categoria, ou a critério do organizador, estes poderão ser avançados para a categoria imediatamente superior e pontuados separadamente. Categorias com habilidades ou equipamentos semelhantes podem ser combinadas se forem premiadas e pontuadas separadamente.

5 LARGADA E BATERIAS

5.1 A largada será realizada com o piloto fora da moto, numa distância de até 10 metros. A moto deve ficar ligada, sendo que em caso de não haver pé de apoio qualquer pessoa que se dispor pode segurá-la.

5.2 O percurso do Cross Country não poderá ser menor que 2,5 quilômetros e maior que 5 quilômetros, independentemente do número de voltas.

5.3 – Ordem e Largada
Treinos livres 8:00 às 10:00;

Largada 1 – às 10:00, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 4: Pilotos acima de 40Anos completo

Largada 2 – às 10:45, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 3: Motos nacionais força livre

Largada 3 – às 11:30, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 1 : Motos 2t até 150cc. 4t até 250cc

Largada 4 – às 12:15, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 5: Motos importada pilotos estreantes

Largada 5 – às 13:00, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 2: Motos 2t acima 151cc . 4t acima 251cc.

Largada 6 – às 13:45, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria GP 6: Motos nacionais pilotos estreantes

Largada 7 – às 14:30, tempo 20 minutos + 1 volta
Categoria Pilotos trilheiros.

FINAL 16:00 Entrega de resultados e troféus.

5.4 A pista do evento poderá incluir trilhas, estradas, morros, trechos de lamas, trechos de motocross e velocross ou qualquer tipo de terreno.

5.5 Cabe ao diretor de Cross Country decidir se uma pista está de acordo ou não com o padrão do Campeonato.

5.6 Marcar, mexer, sinalizar, cortar ou qualquer mudança com a pista é estritamente proibido. Modificações na pista apenas poderão ser realizadas pela comissão técnica.

5.7 A pista deverá ser sinalizada por faixas, bandeiras, bumpings ou setas coloridas em locais visíveis seguindo os padrões da CBM. Pilotos deverão permanecer na pista demarcada, sem poder cortar qualquer caminho. O não cumprimento desse item pode levar à desclassificação.

5.8 Os pontos que serão atribuídos para o campeonato GPCROSS de Cross Country seguem conforme abaixo:
1º Lugar – 25 pontos 8º Lugar – 13 pontos 15º Lugar – 06 pontos
2º Lugar – 22 pontos 9º Lugar – 12 pontos 16º Lugar – 05 pontos
3º Lugar – 20 pontos 10º Lugar – 11 pontos 17º Lugar – 04 pontos
4º Lugar – 18 pontos 11º Lugar – 10 pontos 18º Lugar – 03 pontos
5º Lugar – 16 pontos 12º Lugar – 09 pontos 19º Lugar – 02 pontos
6º Lugar – 15 pontos 13º Lugar – 08 pontos 20º Lugar – 01 pontos
7º Lugar – 14 pontos 14º Lugar – 07 pontos

5.9 Para pontuar e acumular cupons no campeonato o piloto deve completar pelo menos 50% das voltas do piloto que vencer a bateria.

5.10 O critério de desempate para o campeonato será através do piloto que tiver mais vitórias. Persistindo o empate, a preferência será para o piloto que tiver mais segundos lugares, e assim por diante. Caso ainda persista o empate, a preferência será dada ao piloto mais bem colocado na última prova em que ambos participaram, e assim por diante em ordem inversa de prova.

5.11 É permitido apenas um descarte para todo campeonato.

5.12 Será descartado o pior resultado do piloto no campeonato;

5.13 O piloto que for desclassificado por qualquer motivo não poderá descartar a etapa que for desclassificado.

5.14 O diretor de prova poderá indicar 03 piloto ajudante em até 15 dias antes da prova do campeonato, através do regulamento complementar que deve ser enviado para GPCROSS previamente, os quais receberão sua melhor pontuação obtida em uma mesma prova.

5.15 Caso o piloto indicado não auxilie na organização do evento, cabe ao diretor de prova comunicar o fato ao diretor de Cross Country, o qual não validará a pontuação para o referido piloto.

6 PREMIAÇÕES

6.1 Serão entregues em cada etapa troféus aos primeiros colocados de cada categoria, conforme relação abaixo:

GP 1 5 primeiros colocados
GP 2 5 primeiros colocados
GP 3 5 primeiros colocados
GP 4 5 primeiros colocados
GP 5 10 primeiros colocados
GP 6 10 primeiros colocados
GP 7 5 primeiros colocados

6.2 Ao final do campeonato serão premiados pela GPCROSS os pilotos campeões de cada categoria. As 5 primeiros colocados.
6.3 O piloto que for vencedor da prova e não ficar para a entrega do troféu ou não nomear um representante para comissão organizadora, não terá mais o direito de retirar o mesmo. Da mesma forma, o piloto campeão de sua categoria que não estiver na entrega da premiação dos campeões e não nomear um representante não terá o direito de retirar a sua premiação.
6.4 Os primeiros colocados, deverão se dirigir ao pódio imediatamente após convocados pela direção da prova.
6.5 Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitudes antidesportivas deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregues ao Diretor de Prova até 15 minutos após o término da bateria. Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao Diretor da Prova até 15 minutos após a divulgação do resultado final. Os protestos devem ser individuais e por item e cada protesto deverá ser acompanhado de uma taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). No caso de protesto contra motocicleta deverá ser acrescido o valor de R$300,00. Caso o protesto seja improcedente, 50% deste valor será revertido para o piloto protestado. Os protestos serão avaliados pelo Júri da prova e, no caso de sua procedência, o valor será devolvido ao reclamante; em caso contrário, reverterá a favor da GPCROSS.
7 TROCA DE MOTO, PILOTOS E PEÇAS
7.1 É proibida a troca de moto ou piloto, após a largada, sob pena de desclassificação;
7.2 É permitida a troca de moto entre uma bateria e outra da mesma prova, porém cabe ao piloto avisar ao diretor de prova sobre a troca.
7.3 – É permitida a troca de todas as peças da moto durante a bateria, com exceção do motor completo e chassi. Entre uma bateria e outra é permitida a troca da motocicleta, desde que o diretor da modalidade tenha sido informado;
7.4 Dois pilotos podem usar a mesma motocicleta, desde que estejam inscritos em classes diferentes e as classes não sejam anunciadas para serem disputadas juntas.
8 ENCERRAMENTO ANTECIPADO DA COMPETIÇÃO
8.1 Se o organizador encerrar a bateria por motivos de acidente ou trajeto antes da categoria completar 50% do tempo estipulado deverá ser dada nova largada, desconsiderando-se tempos anteriores. Caso pelo menos um piloto tenha completado mais de 50% do tempo, vale a última volta antes do encerramento da mesma.
8.2 Se a competição for encerrada antes que ao menos um piloto cumpra 50% do tempo máximo previsto, esta etapa será considerada nula para efeito de pontuação no campeonato. Poderá permanecer a premiação da etapa, a critério do diretor/organização
8.3 JÚRI DO CAMPEONATO GPCROSS DE CROSS COUNTRY
Diretor
Representante geral
Tesoureiro
Secretário

O Presente Regulamento entra em vigor a partir de sua divulgação.

Imbaú , 25 de novembro de 2024.
HOMOLOGADO:

 


Diretor admistrativo Representante geral